É Domingo. São 5h30 da madrugada e eu levanto-me. Como eu, outros colegas estão a acordar, outros ainda mais cedo. Objectivo? Concerto da Banda Fórum na Sertã. É preciso estar no Porto antes das 7h, pelo caminho dar boleia a alguns amigos.
O que leva um grupo de mais de 60 pessoas, entre músicos, maestro e staff, a saírem da cama de madrugada a um Domingo, para percorrerem centenas de quilómetros?
O que faz com que, apesar de ser tão cedo, quando nos encontramos já paire no ar uma alegria contagiante?
De onde vem uma cumplicidade espontânea, que se reflecte em cada olhar, em cada sorriso?
No fundo, o que é que nos move?
Este é um concerto não remunerado.
As despesas de deslocação são por nossa conta, nalguns casos as despesas de alimentação também. A nossa “farda”, se é que se pode chamar farda a um simples pólo verde que envergamos com orgulho e emoção, somos nós que a pagamos.
Por incrível que pareça, por muito estranho que isto soe na cabeça de muita gente, por bizarro que se mostre nos dias de hoje, na Banda Fórum só nos juntamos pelo prazer de tocar, de estarmos todos juntos e conhecer novos amigos. Fazemos das tripas de coração para podermos viver estes momentos e não custa nem um bocadinho.
Numa altura em que há bandas filarmónicas a contratar músicos a peso de ouro, há uma banda filarmónica irreverente, quase rebelde, que é paga pelo coração de cada um daqueles que dela fazem parte.
E sabem o que é mais giro? A malta conheceu-se toda pela Internet. A malta resolveu juntar-se pela Internet.
P.S. – A Banda Fórum é a primeira banda filarmónica do Mundo formada a partir da Internet.
No concerto de ontem estavam músicos de vinte e sete bandas filarmónicas, treze dos quais pela primeira vez envergavam o pólo verde.
Ao cabo de três anos, pela BF passaram mais de duzentos e vinte músicos.
Para mais informações: www.bandaforum.net
Comments
2 Comments
RSS