A nossa sociedade está cada vez mais agressiva. Vê-se nas caixas de comentários da Internet e redes sociais; vê-se no trânsito, nos centros comerciais, nos debates desportivos; vê-se nas notícias.
As pessoas explodem por dois motivos, por tudo e por nada. Não temos capacidade (nem queremos) para argumentar os nossos pontos de vista forma cortês e com urbanidade. Aliás, perante a falta de argumentos, partimos de imediato para o insulto. Não se podendo atacar a ideia, ataca-se a pessoa, para descredibilizar a ideia.
E tem muito a ver com algo que já abordei anteriormente neste artigo: https://www.antonio-pinheiro.net/analfabetos-que-sabem-ler-e-escrever/
E tudo porque encaramos uma opinião diferente da nossa como uma agressão, um insulto, algo pessoal. Somos incapazes de aceitar e lidar com a diferença. Metemos a faca nos dentes e partimos ao ataque.
Eu próprio me penitencio.
Por isso, o presente que gostaria de receber neste Natal seria uma consciencialização colectiva de Tolerância e Respeito pelo Outro, enquanto ser Diferente e Único. Tanta coisa seria melhor se percebêssemos que os Outros são diferentes e não podem ser iguais a nós; se percebêssemos que é esta Diferença que enriquece o Ser Humano. Viveríamos mais felizes, tranquilos e em verdadeira Paz.
É este o meu desejo para este Natal e o meu maior propósito para o Novo Ano.
Feliz Natal, Amigos!