Em finais da década de 70, inícios de 80 do século passado, forma-se em Crestuma um novo grupo coral, destinado à animação musical das missas da catequese, funcionando também como centro de formação de elementos para o grupo coral já existente.
O seu elenco, inicialmente misto, tornou-se, como o decorrer do tempo, exclusivamente feminino. Durante largos anos, o grupo assumiu a designação de “Grupo Coral da Catequese”. O seu reportório era na altura inspirado por duas correntes distintas: as melodias cristãs tradicionais que passavam de geração em geração; e pelos novos ventos que sopravam do Movimento do Renovamento Carismático, principalmente provenientes das Edições Salesianas.
No início da década de 90, com uma reestruturação na organização da paróquia, deixando de haver “missa da catequese” o grupo passa a animar as missas vespertinas, mudando também a designação para “Grupo Coral das Missas Vespertinas”.
Em 1999, o grupo ganha um novo fôlego, sendo o reportório actualizado e adaptado às características vocais dos seus elementos. Os ensaios tornam-se mais regulares e é notória a subida da qualidade musical. Todas as missas são acompanhadas com órgão e, nalgumas celebrações solenes, com outros instrumentos de sopro e percussão.
A dinâmica do grupo é tal que, alguns fiéis mudam de missa habitual só para o ouvirem.
Em 2004, o grupo adopta uma nova designação – “Grupo Coral Vozes de Esperança” – e é nesta altura que a consolidação das V.E. enquanto instituição paroquial é realizada.
O seu reportório actual baseia-se em gospel, espirituais negros, melodias populares entre os movimentos cristãos juvenis, e em cânticos da autoria dos compositores Cónego Ferreira dos Santos (o mais importante compositor litúrgico português), Pe. Rocha Monteiro e António Ferreira, entre outros, seguindo como modelo inspirador as edições discográficas “Comunidade de Vida” dos Salesianos.
Participa frequentemente em Encontros de Coros, Concertos e animação litúrgica de casamentos e outros celebrações religiosas.
Tem actuado em diversos locais, Igrejas, salas de espectáculo e, até mesmo, bares!
Das suas variadas produções próprias destacam-se os Encontros de Coros de Crestuma, realizados anualmente desde 2008,e cuja qualidade organizativa e artística tem sido elogiada por coralistas, maestros e público.
Foi responsável pela produção dos Concertos de Ano Novo na Vila de Crestuma em 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011, sendo as duas mais recentes edições em parceria com a Orquestra Ligeira La Belle Époque.
Em 2009 editou o seu primeiro CD, intitulado “Ao Vivo! Crestuma”, com a participação de 9 músicos convidados.
http://www.vozesdesperanca.net (site em remodelação)
Contacto para actuações: [email protected]