António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

“Final da 4ª Sinfonia” – Tchaikovsky

Setembro 22nd, 2021

Qual é o “calhau”, qual é ele, que tem um extracto na entrada de uma canção dos Pink Floyd?

“(…)

O quarto andamento. Se dentro de si não encontra motivos para alegria, olhe para os outros. Saia entre as pessoas. Veja como eles podem divertir-se, entregando-se de todo o coração aos sentimentos de alegria. Imagine a alegria festiva das pessoas comuns. Mal conseguiu esquecer-se de si mesma e deixar-se levar pelo espetáculo das alegrias alheias, o destino irreprimível reaparece e o faz lembrar de si mesma. Mas os outros não se importam consigo e não perceberam que está solitária e triste. Oh, como eles se divertem! Estão muito felizes porque todos os seus sentimentos são simples e directos. Rejeite-se e não diga que tudo neste mundo é triste. A alegria é uma força simples, mas poderosa. Alegre-se com a alegria dos outros. Viver ainda é possível.

Isso, minha cara amiga, é tudo que posso explicar a sobre a sinfonia. Claro, isso é vago e incompleto. Mas uma qualidade intrínseca da música instrumental é que não cede à análise detalhada (…)”

Assim escreveu Tchaikovsky sobre o último andamento da sua quarta sinfonia.

Assim o tocou a Banda de Arcos de Valdevez, no Concurso de Bandas Filarmónicas Braga 2016, sob a direcção de Gil Magalhães, com gravação Afinaudio.

 

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.