CLÁSSICOS FILARMÓNICOS
4ª Temporada – “Procura aí o papel…”
Ainda me lembro do entusiasmo que esta obra provocou quando começou a ser tocada nas bandas filarmónicas portuguesas, principalmente entre os trompistas…. vá-se lá saber porquê…
“El Camino Real” abriu portas para um leque de compositores e reportório que se entendiam quase como inacessíveis, impossíveis, ou desadequados ao ambiente de romaria.
A verdade é que esta fantasia latina, vinda dos EUA, acaba por ser uma boa “espanholada” e todos sabemos como as “espanholadas” soam bem nas nossas bandas.
É claro que tem uma instrumentação “ambiciosa”, nem toda a gente pode andar com vibrafones e afins atrás, mas toca-se e toca-se bem.
Muito mérito do compositor e na deliciosa combinação de timbres que faz. Aqui há anos eu comentava com alguém que identificamos facilmente as obras de Reed pelo timbre.
Foi encomendada e dedicada à 581ª Banda Força Aérea Americana (AFRES) e ao seu comandante, o tenente-coronel Ray E. Toler. Composta na segunda metade de 1984 e concluída no início de 1985, inclui o subtítulo: “Uma fantasia latina”.
A peça é baseada numa série de progressões de acordes comuns aos grandes guitarristas de flamenco (e outros), que conferem um carácter intrinsecamente espanhol à obra. A primeira seção da obra é baseada na forma de dança conhecida como “Jota”, enquanto a segunda seção, contrastante, é derivada do Fandango, mas aqui alterada consideravelmente tanto no tempo quanto no andamento de sua forma usual. No geral, a música segue um padrão tradicional de três partes: rápido-lento-rápido.
A primeira apresentação pública de “El Camino Real” aconteceu no dia 15 de abril de 1985 em Sarasota, Flórida, com a 581ª Banda da Força Aérea sob a direção do Tenente Coronel Ray E. Toler.
Convosco partilho a interpretação da Banda de Paços de Ferreira, sob a direcção de Alexandre Coelho, num registo de Damião Silva.